31-01-2019
Lei determina implantação de academias com aparelhos adaptados em parques e praças

 Proposta pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), a Lei nº 10.812 visa a beneficiar pessoas com diversos tipos de deficiência.

 


Assessoria da 1ª Secretaria

Está em vigor em Mato Grosso a Lei nº 10.812, de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que determina que os novos projetos de parques, praças e outros locais públicos, realizados por meio de convênios com o estado, tenham espaços destinados à implantação de academia popular ao ar livre, com aparelhos adaptados a pessoas com deficiência e jardim sensorial.

Conforme texto do projeto, as academias têm o objetivo de estimular a prática de exercício físico regular por pessoas com deficiência, desenvolver e estimular espaços de inclusão social, executar ações, eventos e campanhas voltadas à educação continuada em saúde e bons hábitos dessa parcela da população, além de incluir a atividade física regular como fator importante ao desenvolvimento de políticas de saúde.

Os jardins sensoriais, por sua vez, são espaços criados para estimular os cinco sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar/degustação e visam a beneficiar pessoas com deficiência visual, auditiva e/ou motora e com déficit cognitivo, de equilíbrio ou propriocepção.

“A utilização de equipamentos adaptados contribui de forma ímpar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, favorecendo a reabilitação física, postura, mobilidade e independência nas atividades da vida diária. Por outro lado, o jardim sensorial transcende o espaço terapêutico e também se ancora na inclusão social da pessoa com deficiência”, ressaltou o deputado Guilherme Maluf.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quarta-feira (30).

 

 

 

 
 
 
 
 
 
PRODUTIVIDADE

Maluf apresenta 20 projetos de lei com propostas de melhorias em diversas áreas

Leia mais
DIÁLOGO

Maluf recebe demandas de delegados de Mato Grosso

Leia mais

Newsletter

Entre em contato conosco : imprensagmaluf@gmail.com
Telefone: 3313-6550 3313-6290 3313-6291
Você também pode usar o formulario ao lado.
Ou faça-nos uma visita.
Assembleia Legislativa do Estado de Mato-Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo
Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

2015 © Guilherme Maluf. Todos os direitos reservados.