07-02-2019
Maluf recebe demandas de delegados de Mato Grosso

 A categoria pediu apoio para derrubada de veto ao dispositivo legal que incluía o FEX no cálculo das receitas do estado.

 

 

 

RENATA NEVES

Assessoria de Gabinete

 

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) participou de reunião com delegados de Mato Grosso, realizada nesta quinta-feira (07), na Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, a categoria pediu o apoio dos parlamentares para a derrubada ao dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual que incluía o Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) na base de cálculo da Receita Corrente Líquida Ajustada.

Conforme a delegada Maria Alice Amorim, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo-MT), ao não considerar o FEX como fonte de recursos para a receita, o Governo do Estado inviabiliza de modo permanente o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos.

Segundo ela, a inviabilização acontecerá porque a Lei nº 10.819 acrescenta uma condicionante legal para o pagamento da RGA: o indicador de Capacidade Financeira de Pagamento (CFP), cuja fórmula é a divisão das despesas pelas receitas. Para que a RGA seja concedida é necessário que o indicador da CFP seja inferior a 1,0 (um). Isto é, o valor das despesas tem que ser menor que das receitas.

“Sem o FEX, as receitas nunca ficarão maiores que as despesas e o estado nunca vai atingir a capacidade financeira necessária para pagar a RGA dos servidores, por isso estamos pedindo o apoio dos deputados estaduais para derrubada desse veto”, salientou.

Na oportunidade, o deputado estadual Guilherme Maluf manifestou preocupação com a retirada do FEX. Segundo ele, sua inclusão no cálculo das receitas havia sido acordada com o Governo do Estado e essa alteração poderá gerar um clima de instabilidade junto aos servidores públicos.

Maluf também chamou a atenção para a necessidade de realizar um amplo debate acerca da Lei Kandir. “A Lei Kandir deve ser repensada, pois os estados produtores, como Mato Grosso, perdem muito com isso”, afirmou.

O parlamentar defendeu ainda que sejam feitos estudos sobre a concessão de incentivos fiscais e índices de sonegação no estado, bem como que haja diversificação da produção do estado, investimentos em novos segmentos e atração de mais indústrias para Mato Grosso.

“Precisamos apresentar alternativas de arrecadação. Na legislatura passada, eu apresentei um Projeto de Lei Complementar propondo a reativação da Loteria do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de arrecadar mais recursos para serem investidos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte”, frisou.

Também participaram da reunião os deputados estaduais delegado Claudinei (PSL), Silvio Fávero (PSL), Ulysses Moraes (DC), Faissal (PV) e Romoaldo Júnior (MDB).

 

 
 
 
 
 
 
PRODUTIVIDADE

Maluf apresenta 20 projetos de lei com propostas de melhorias em diversas áreas

Leia mais
DIÁLOGO

Maluf recebe demandas de delegados de Mato Grosso

Leia mais

Newsletter

Entre em contato conosco : imprensagmaluf@gmail.com
Telefone: 3313-6550 3313-6290 3313-6291
Você também pode usar o formulario ao lado.
Ou faça-nos uma visita.
Assembleia Legislativa do Estado de Mato-Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo
Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

2015 © Guilherme Maluf. Todos os direitos reservados.