21-02-2019
Com 13 votos, Guilherme Maluf é aprovado para assumir vaga no TCE

 Maluf é médico e empresário, foi vereador de Cuiabá, presidente da Assembleia Legislativa e está em seu 4º mandato como deputado estadual.

 

RENATA NEVES     

Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa aprovou por 13 votos a 8 o Projeto de Resolução nº 15/2019, que indica o nome do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) para assumir uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). A votação ocorreu após o parlamentar ser sabatinado pelos demais deputados estaduais, durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (21).

“O meu sentimento é de dever cumprido. Sou um deputado de quatro mandatos e um dos mais produtivos desta Casa. Fizemos uma disputa como nunca havia sido feita, com a Assembleia dando transparência a todo o rito e com a participação de candidatos de peso. Foi um processo bastante acirrado e agora temos uma nova missão”, disse Maluf, durante entrevista coletiva concedida após a aprovação de seu nome em Plenário.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou a lisura e transparência do processo. “Fizemos todos os procedimentos legais da forma mais democrática possível, demos a oportunidade de todos os deputados fazerem indicações e houve debates intensos. Realizamos todo o rito de forma transparente e agora cabe ao governador e ao TCE dar prosseguimento ao processo”, declarou.

Após sua aprovação, o Projeto de Resolução será encaminhado para o governador para nomeação. Em seguida, o TCE fará os encaminhamentos para a posse.

Em seu discurso antes de a votação ser iniciada, Guilherme Maluf afirmou que sua formação universitária (em medicina) e a experiência de 14 anos de vida pública - período durante o qual assumiu diversas funções importantes - o credenciam a assumir a vaga. Em seguida, apresentou algumas das ações que pretende colocar em prática como conselheiro do Tribunal de Contas.  

O parlamentar defendeu a descentralização da Corte de Contas, com maior presença nos municípios, e a existência de um tribunal mais preventivo e menos punitivo, que promova capacitações não apenas de seus servidores, mas também dos servidores das prefeituras municipais.

“Assim, podemos auxiliar os municípios a economizarem, mostrando os caminhos para alcançarem maior eficiência financeira e maior economia de recursos públicos. É muito importante que o TCE esteja presente nos municípios, especialmente naqueles com IDH’s menores, não apenas para julgar contas, mas para conhecer as dificuldades que eles enfrentam”, frisou.

Guilherme Maluf também garantiu que irá atuar como um elo de ligação entre o TCE e a Assembleia Legislativa e defendeu a manutenção de uma relação harmoniosa entre a Corte de Contas e os demais Poderes.

“Podemos construir uma ação muito mais forte para que possamos superar de uma forma transparente e ética esses gargalos financeiros e dificuldades que hoje o Estado de Mato Grosso atravessa”, observou.

Antes de passar pela sabatina e votação em Plenário, Guilherme Maluf teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa e foi eleito com 11 votos pelo Colégio de Líderes para participar da disputa, em votações realizadas nesta quarta-feira (20). O parlamentar ocupará a vaga aberta pelo ex-conselheiro Humberto Bosaipo.

 

 
 
 
 
 
 
PRODUTIVIDADE

Maluf apresenta 20 projetos de lei com propostas de melhorias em diversas áreas

Leia mais
DIÁLOGO

Maluf recebe demandas de delegados de Mato Grosso

Leia mais

Newsletter

Entre em contato conosco : imprensagmaluf@gmail.com
Telefone: 3313-6550 3313-6290 3313-6291
Você também pode usar o formulario ao lado.
Ou faça-nos uma visita.
Assembleia Legislativa do Estado de Mato-Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo
Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

2015 © Guilherme Maluf. Todos os direitos reservados.